9.10.2019—2.2.2020
SESC 24 DE MAIO,
SÃO PAULO PT EN

PT EN

Jonathas de Andrade

Jonathas de Andrade

1982 | Maceió-AL, Brasil | Vive em Recife-PE e São Paulo-SP, Brasil

Artista visual. Formado em comunicação social pela UFPE, utiliza a fotografia, a instalação e o vídeo para percorrer a memória coletiva e a história, fazendo uso de estratégias que misturam ficção e realidade. Trabalha com temas que tocam as relações de poder, raça, classe e a exploração da força de trabalho no Brasil. Seus trabalhos foram exibidos na 12ª Bienal de Lyon (2013), na 2ª Trienal do New Museum, Nova York (2012), na 12ª Bienal de Istambul (2011), na 29ª Bienal de São Paulo (2010) e na 7ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2009).


Procurando Jesus

Procurando Jesus

2013 | Instalação com 20 impressões envolvidas m chapa de cobre, 16 placas de acrílico, bandeja, tâmaras e caixa de cedro-rosa

 

Caminhando por Amã, na Jordânia, o artista fotografou rostos que poderiam ser de Jesus, figura central do cristianismo e um dos principais profetas do islamismo. A visão de homens comuns daquela região é um contraponto à tradição europeia de representação de um Jesus loiro e de olhos azuis. Ao visitante da instalação é oferecida uma tâmara, cujo caroço pode ser usado para votar em qual dos 20 rostos mais se parece, em sua opinião, com o daquele personagem mítico. Na saída do pequeno templo montado para a contemplação das fotos, o visitante se depara com comentários de pessoas de Amã sobre qual imagem é mais representativa de Jesus.

TOPO