9.10.2019—2.2.2020
SESC 24 DE MAIO,
SÃO PAULO PT EN

PT EN

Roney Freitas & Isael maxakali

Roney Freitas & Isael maxakali

Brasil |

ISAEL MAXAKALI

Santa Helena de Minas-MG, Brasil, 1978

Vive em Ladainha-MG

Cineasta e liderança indígena de Aldeia Verde, Reserva Maxakali (Ladainha-MG, Brasil). Em 2008 fundou, com Suely Maxakali e também em colaboração com realizadores não indígenas, a Pajé Filmes, organização não governamental para produzir e editar vídeos, responsável pela edição e divulgação de material filmado e dirigido pelo próprio povo Maxakali. Atualmente é vereador na cidade de Ladainha e participa, como professor, do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

RONEY FREITAS

São Paulo - SP, Brasil, 1983

Vive em São Paulo - SP

Mestrando em meios e processos audiovisuais e bacharel em audiovisual (USP), trabalha no mercado audiovisual como roteirista, diretor e produtor. Atuou como diretor e roteirista dos curtas Laurita (2009) e Aurora (2011) e dos documentários Memória de Rio e Grin, prestigiados em diversos festivais nacionais e internacionais. Assina o roteiro da animação Canta, TYETÉ realizado pelo Núcleo Paulistano de Animação (NUPA), destaque no Vimeo Staff Pick (Nova York). Atualmente produz filmes independentes pela Arte in Vitro Filmes, empresa do qual é sócio produtor.


Grin

Grin

2016 | Vídeo, 41’

 

Um cineasta maxakali resgata memórias sobre a formação da Guarda Rural Indígena (GRIN) durante a ditadura militar, com relatos das violências sofridas por seus parentes. O processo foi conduzido ao longo de dois meses de pesquisa de campo com realizadores de Aldeia Verde, em diferentes municípios e pequenas localidades de Minas Gerais.

TOPO