19 DE OUTUBRO


 

10h30 • MESA DE ABERTURA DA BIENAL  

A diretora artística e os curadores da 22a Bienal percorrem e comentam os eixos da exposição, que sintetiza quatro décadas de história do Videobrasil.

Com Solange Oliveira Farkas, Eduardo de Jesus, Alessandra Bergamaschi, Raphael Fonseca e Renée Akitelek Mboya

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

14h ENCONTRO COM ARTISTAS - A cama que alberga o náufrago: construindo instituições no Sul Global

O encontro discute estratégias de construção de instituições nessa região simbólica, a partir da experiência do Videobrasil e dos espaços independentes de arte contemporânea criados por Tirzo Martha e Mella Jaarsma, artistas participantes da Bienal, em Curaçao e na Indonésia.

Com Tirzo Martha e Mella Jaarsma
Mediação: Ana Sophie Salazar

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

16h30 • PERFORMANCE - Doplgenger | Fragments Untitled #5 (Images of past as images of future)

Parte de um projeto artístico que examina a participação da mídia na construção de narrativas históricas na Iugoslávia dos anos 1980, 1990 e 2000, a palestra-performance discute o problema de lembrar, representar e dar voz a histórias distantes pelas imagens da mídia, as políticas de arquivamento, os experimentos audiovisuais e o impacto dessa linguagem no espectador.

Conversa com Isidora Ilic (Doplgenger) e Tereza Jindrová

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

20 DE OUTUBRO


 

10h30 • ENCONTRO COM ARTISTAS - Cinzas de um corpo esvaziado: imagem, raça e forma

No passado e no presente, o racismo dependeu de sistemas culturais para se justificar. Frequentemente, a arte tem sido usada como ferramenta de promoção da supremacia branca. Artistas e curadores da 22ª Bienal, cuja prática tem o corpo como centro, discutem a forma como a imagem ajuda a sustentar os preconceitos e corroboram imaginários de medo e desejo.

Com Maksaens Denis, Seba Calfuqueo e Vitória Cribb
Mediação: Ying Kwok

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

14h • ENCONTRO COM ARTISTAS - Um arquipélago de fiapos do terno da memória: memorial e lugar

A memória tem papel fundamental na construção de identidades individuais e coletivas, mas costuma ser considerada em contextos de estabilidade. A conversa aborda o impacto de deslocamentos forçados, expulsões, exílio e guerra na memória de pessoas e povos, na representação cultural e na compreensão histórica de diferentes gerações.

Com Natalia Lassalle-Morillo, Youqine Lefèvre e Froiid
Mediação: Nomaduma Masilela

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

16h30 • ENCONTRO COM ARTISTAS - Do fantasmático país do olvido: objetos, arquivos, coleções

Diversos nas práticas, arquivos e coleções existem para reunir registros históricos, organizá-los e prover acesso aos pesquisadores. Também servem para garantir a responsabilização de governos e instituições, e como registro de decisões e eventos. A conversa pensa estratégias de arquivamento, o papel dos objetos, e a ética e as emoções envolvidas em colecionar.

Com Leila Danziger, Eduardo Montelli e Zé Carlos Garcia
Mediação: Paula Nascimento

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

18h30 • PERFORMANCE - Kent Chan | Solar Orders

Fermentando na nossa ansiedade coletiva, a previsão meteorológica pode virar profecia? Com a crise climática, os trópicos se expandem e os climas temperados se desertificam. A partir disso, a performance especula sobre os trópicos globais fictícios do futuro e a vida nas ordens solares, sociedades que têm no sol seu princípio organizador central.

Com participação da DJ Raiany Sinara

Sesc 24 de Maio
Convivência – 3º andar

 

19h30 • LANÇAMENTO - Projeto BFVPP | Dossiê Anna Bella Geiger

Iniciativa do Ostrovsky Fund Family, o Projeto de Preservação de Filmes e Vídeos Brasileiros (BFVPP) tem como foco recuperar e dar visibilidade a obras em vídeo produzidas por artistas mulheres entre 1960 e 1984. Através da parceria com o Acervo Videobrasil, as obras poderão ser consultadas por pesquisadores, artistas e público em geral. No lançamento, Vivian Ostrovsky conversa com Anna Bella Geiger, uma das artistas com obras no projeto BFVPP.

Conversa com Vivian Ostrovsky e Anna Bella Geiger

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

21 DE OUTUBRO


 

10h30 • ENCONTRO COM ARTISTAS - Água estagnada secreta veneno: história nacional e legado pessoal

De caráter simplificador, subjetivo e seletivo, representações compartilhadas das histórias nacionais impactam na construção da memória social e no desenvolvimento de uma visão comum de mundo. O passado continua a pesar para uma nova geração de artistas. A conversa reflete sobre o legado histórico como fator na construção de identidade e na ação social.

Com Sofia Borges, TANG Han e Janaina Wagner
Mediação: Siddharta Perez

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

13h • ENCONTRO COM ARTISTAS - Na beira do rio Cuiabá: terra, direitos e tecnologias indígenas

Artistas indígenas do mundo inteiro estão recorrendo às novas tecnologias como suporte ou para reinventar práticas culturais tradicionais. A conversa aborda o uso da tecnologia digital para gerar caminhos e desafiar noções tradicionais daquilo que é a arte indígena.

Com Pamela Cevallos e Antonio Pichilla Quiacain
Mediação: Denilson Baniwa

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar

 

15h • EXIBIÇÃO - Ali Cherri | The Dam

Maher trabalha em uma olaria tradicional à beira do Nilo, perto da barragem de Merowe, no Sudão. Toda noite, ele se esgueira pelo de- serto para trabalhar em uma misteriosa obra de barro. Quando o povo sudanês se levanta para reivindicar sua liberdade, a criação de Maher começa a ganhar vida. Antes da exibição, o crítico Siddhartha Mitter faz uma breve apresentação do filme de Ali Cherri.

Introdução: Siddhartha Mitter

Sesc 24 de Maio
Teatro – Subsolo

 

19h • CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Entrega de troféus aos artistas apontados pelo júri da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

Sesc 24 de Maio
Teatro – Subsolo

 

22 DE OUTUBRO


 

12h • PERFORMANCE - Thi My Lien Nguyen

Em seu trabalho, a artista questiona o modo como construímos afiliações e limites, formas de convívio e situações em que alguns acabam excluídos. Trabalha com métodos inclusivos e participativos, e com tradições, rituais, folclore, cultura culinária e seus impactos sociais, buscando criar um entendimento maior entre comunidades. A performance consiste em uma experiência ritual, aberta a público, ligada à sua experiência na Cozinha Ocupação 9 de Julho, projeto do Movimento sem-teto do Centro.

MSTC - Cozinha Ocupação 9 de Julho

 

 

30 DE JANEIRO


 

18h30 • ENCONTRO COM ARTISTAS - Samuel Fosso

Através da fotografia e da performance, o artista camaronês cria identidades alternativas que desafiam os padrões representacionais convencionais e dá à autoficção e ao autorretrato dimensões ao mesmo tempo políticas e históricas, ficcionais e íntimas. Partindo das séries fotográficas "70s Lifestyle" e "Fosso Fashion" apresentadas na Bienal, Fosso discute sua trajetória artística nesta conversa com Adriana Ferreira Silva, jornalista, escritora e curadora, e com Thyago Nogueira, curador, diretor do Departamento de Fotografia Contemporânea do IMS e editor-chefe da revista ZUM.

Com Samuel Fosso, Adriana Ferreira Silva e Thyago Nogueira.

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso – 4º andar