Quatro décadas após a realização do primeiro festival Videobrasil, nos derradeiros anos da ditadura civil-militar que assolou o Brasil, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil | Especial 40 anos ocupa o Sesc 24 de Maio entre os dias 18 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024. Sob o título A memória é uma ilha de edição, a mostra dialoga com esta longa trajetória do evento, ao mesmo tempo que reflete o momento presente do mundo e aponta para caminhos futuros, através de trabalhos de 60 artistas do Sul Global.  

Com direção artística de Solange Oliveira Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a 22ª edição é resultado da parceria entre o Sesc SP e a Associação Cultural Videobrasil. Pensado a partir de um verso de Waly Salomão, o recorte curatorial apresenta diferentes visões e modos de lidar com a memória – e o esquecimento –, seja individual ou coletiva, ligada a contextos sociais, políticos e culturais variados. As diversas ideias de memória que surgem na Bienal variam não apenas de acordo com a geração dos artistas participantes, mas também de sua origem geográfica e das mídias e suportes que utilizam – como vídeo, instalação, fotografia, performance e têxtil.

O Sul Global que surge na edição, com artistas de 38 países da África, Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania – entre eles representantes de povos originários – reflete também o contexto global pós-pandêmico. Com espaço significativo para as linguagens audiovisuais, a partir da percepção do papel central que o vídeo ocupa na vida contemporânea, a edição traça um diálogo direto com os primórdios do Videobrasil. Assim, celebra as suas quatro décadas com a mostra paralela Especial 40 anos, no 4º andar do Sesc 24 de Maio, que percorre toda a história do evento e as suas transformações ao longo do tempo. 

Mais do que um grande evento, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil se coloca como uma plataforma de geração de conhecimento e de criação de redes em territórios marginalizados no mapa mundial das artes. Neste sentido, uma série de Programas Públicos serão realizadas ao longo do evento. Convidamos a todos para visitar o Sesc 24 de Maio, acompanhar as atividades e navegar pelo nosso site e redes sociais, que serão constantemente atualizados.