VIVÊNCIAS NA BIENAL | 1.12.23 — 22.2.24


A convite da 22ª Bienal, quatro artistas fazem imersões nos espaços expositivos do evento, com a perspectiva de refletir sobre as obras, os conceitos curatoriais que expressam e as ideias suscitadas pelos encontros dos Programas públicos. A vivência prevê uma apresentação pública do resultado da experiência vivida pelo convidado, de acordo com o seu campo de atuação. No intuito de expandir os debates e questões suscitados pela Bienal, as apresentações se organizam em torno de eixos temáticos norteadores.

Espaço multiuso e Exposição Especial 40 anos – 4º andar

 

22ª_BIENAl_SESC_VIDEOBRASIL_VIVÊNCIA_MOISÉS_PATRÍCIO_PEDRO_NAPOLITANO_PRATA_043.jpg

Foto: ©Acervo Videobrasil / Pedro N. Prata

 


1 DE DEZEMBRO



19h30 • Moisés Patrício | Memória, encarnação e cultura

Artista visual e educador, Moisés Patrício explora elementos da cultura latina e afro-brasileira em obras que se servem de fotografia, vídeo, performance, rituais e instalações. Sua vivência busca na bienal relações entre memória, encarnação e cultura.

Sesc 24 de Maio
Espaços Expositivos


16 DE DEZEMBRO



19h30 • Naine Terena | Arquivo, colonialismo e revisão

Educadora, pesquisadora, cineasta, curadora e ativista das causas indígenas, Naine Terena reflete, em sua vivência, sobre as interseções entre arquivo, colonialismo e a ideia de revisão.

Sesc 24 de Maio
Exposição Especial 40 anos – 4º andar


31 DE JANEIRO



19h30 • aarea | Convergências entre arte e tecnologias digitais

A aarea é uma plataforma curatorial que comissiona e exibe trabalhos de arte concebidos para a internet. Geridas por Marcela Vieira e Lívia Benedetti, as atividades envolvem um programa público de curadorias, cursos, seminários e parcerias com outras instituições de arte. A dupla olha para a bienal buscando articulações entre experiências físicas e digitais.

Sesc 24 de Maio
Exposição principal - 5º andar


22 DE FEVEREIRO



19h30 • Ava Rocha | Interface entre literatura, música e poesia

A cantora, compositora e cineasta encerra os Programas Públicos com a performance Aky Waly, em que evoca o poeta Waly Salomão com uma provocação cênica, musical e poética, envolvendo o público em um “estado urgente de invenção” a partir de escritos e pensamentos do homenageado.

Sesc 24 de Maio
Espaço multiuso  – 4º andar