Como se aproximar de uma exposição de arte contemporânea? Entender com o intelecto é o mesmo que conhecer através dos sentidos? Como oferecer ferramentas para que as pessoas encontrem caminhos para apreciar e interpretar as obras a partir de seus próprios saberes e experiências?

A curadoria educativa da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil propõe uma abertura às incertezas. A pergunta, entendida como potente ferramenta pedagógica e de mediação, fundamenta o trabalho. Convidando o público a assumir dúvidas e perguntas como os elementos centrais de sua experiência, busca criar um território propício a tudo que possa emergir de seu encontro com as obras, a equipe educativa e os espaços expositivos.

A mediação se apoia no material Como guardar esse instante?, que reúne cartões com propostas de exercícios de leitura e outros em que o público é convidado a entrar em contato com obras específicas das exposições A memória é uma ilha de edição e Especial 40 anos, abrindo os sentidos para as sensações e associações que elas incitam.


EQUIPE DISPONÍVEL DURANTE TODO O PERÍODO DE VISITAÇÃO.
AGENDAMENTO DE VISITAS MEDIADAS PARA GRUPOS PELO E-MAIL: AGENDAMENTO.24DEMAIO@SESCSP.ORG.BR

 

 

7 DE JANEIRO


 

11h30-12h30 • Brincar na exposição | atividade lúdica para crianças

Proposta de visita à 22ª Bienal Sesc_Videobrasil por meio de jogos: venha interagir com os vídeos a partir de brincadeiras de teatro de sombras, ver a exposição através de telas coloridas e explorar poses com as esculturas!

Com Ayara e Jean Lucca - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

10 DE JANEIRO


 

14h-16h • A presença do Caboclo na Bienal

Proposta da visita à 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, que apresenta a figura do Caboclo como parte da cultura popular nacional, a partir de obras expostas nesta e em edições anteriores da Bienal.

Com Higor William da S. M. Marcolino - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

13 DE JANEIRO


 

15h-16h • Detetives na Bienal | atividade lúdica para criança

Dentro da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, convidamos crianças e famílias para olhar as obras da exposição com lupas à procura de detalhes. Na sequência, um jogo de cartas chama para uma brincadeira investigativa. O que será que os participantes irão encontrar?

Com Letícia Castro - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

14 DE JANEIRO


 

14h-15h • Desenho de contorno

Atividade de desenho em acetato transparente. Experimente desenhar aquilo que seus olhos veem, contornando a silhueta de esculturas e pinturas.

Com Livia Aina - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

20 DE JANEIRO


 

14h-15h30 • Produzindo HQs na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil

Proposta de visita à 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, seguida de oficina em que os participantes serão convidados a rememorar a experiência na exposição por meio da criação de uma pequena história em quadrinhos, produzida com desenhos e colagens.

Com Débora Cabral - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

21 DE JANEIRO


 

14h30-16h • Janela da memória

Descubra os caminhos da memória através de uma oficina que combina dobradura e colagem para criar uma janela da memória, inspirada na obra da artista Euridice Zaituna Kala, que trabalha com sobreposições e diversos materiais. Uma experiência que estimula a criatividade e explora singularidade da memória.

Com Katarina Tavares - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

24 DE JANEIRO


 

14h-15h • Confecção de diário de sonhos

Com o que você sonha? O quão longe você vai nos seus sonhos? Seus sonhos permanecem com você depois que acorda ou são esquecidos? A proposta desta oficina é confeccionar um diário de sonhos, explorando o mundo onírico e descobrindo diálogos possíveis com concepções Yanomami sobre o sonho.

Com Ali Martins e Katarina Tavares - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

27 DE JANEIRO


 

13h30-15h • Segure essa pose para mim!

Proposta de vivência a partir de poses com referências do Vogue – estilo de dança da comunidade Ballroom com origem na comunidade negra, latina e LGBTQIA+ dos EUA, presente no vídeo do coletivo FAFSWAG.

Com Ali Martins - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

27 DE JANEIRO


 

15h-16h • O local e o global na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil

A visita tem o objetivo de discutir aspectos da globalização que estão presentes em obras da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil: assimilação cultural, construção e circulação de discursos jornalísticos hegemônicos, extração de nióbio para tecnologias do norte global. Esses e outros temas presentes nas obras desta Bienal.

Com Marcelo Yuji Ienaga - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
Exposições - 5º andar

 

3 DE FEVEREIRO


 

13h-14h • Memória tem graça?

A oficina visa exaltar saberes incorporados em jogos com a memória, que não necessariamente é uma memória pessoal, mas coletiva e coletivizante, abrindo possibilidades para os corpos poderem contar essas histórias com liberdade, pois estão brincando. Em diálogo com a exposição e sua temática – A memória é uma ilha de edição –, o processo de guardar uma memória é feito de diversas maneiras, e o de as rememorar também. Nessa oficina, através de jogos teatrais, o corpo e sua memória são protagonistas nesse relembrar coletivo. 

Com Ayara e Davi - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
6º andar

 

17 DE FEVEREIRO


 

13h-15h • Cianotipias do Olhar

A partir de desenhos no acetato (destacando os contornos daquilo que é visto), negativos fotográficos e objetos variados, faremos experimentos artísticos que dialoguem com o tema da 22º Bienal Sesc_Videobrasil – A memória é uma ilha de edição – se servindo da técnica de cianotipia.

Com Leticia e Livia - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
5º e 11º andar

 

24 DE FEVEREIRO


 

16h-17h • Mural de memórias

Oficina de desenho para construção de uma cartografia de memórias.

Com Guilherme Desu - Equipe Educativa

Sesc 24 de Maio
6º andar