Artistas premiados 22a Bienal Sesc_Videobrasil. Foto_ Acervo Videobrasil_Pedro N. Prata.jpg

Crédito foto: ©Acervo Videobrasil / Pedro N. Prata

 

PRÊMIOS SESC DE ARTE
As duas premiações, voltadas exclusivamente a artistas brasileiros, preveem a aquisição de obras, no valor de R$ 50 mil cada uma, para integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira.
Premiados: Froiid e Leila Danziger

PRÊMIO DE RESIDÊNCIA WEXNER CENTER FOR THE ARTS / CINEMA E VÍDEO (Columbus, Ohio, Estados Unidos)
Oferece uma residência artística, uma verba de 10 mil dólares e acesso a equipamentos de pós-produção para a realização de uma obra audiovisual. Ligado à Universidade de Ohio, o Wexner é um laboratório multidisciplinar que se dedica à pesquisa em arte contemporânea. Suas residências artísticas contemplam diferentes disciplinas, enfatizando o compromisso de nutrir a experimentação e a expressão criativa, e fomentar as trocas entre artistas, a comunidade universitária e o público em geral.
Premiada: Vitória Cribb

PRÊMIO DE RESIDÊNCIA CENTRO CULTURAL DO CARIRI (Crato, Ceará, Brasil)
Oferece uma residência de dois meses no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo a um(a) artista latino-americano(a). Inaugurado em 2022, a instituição é um espaço de discussão, promoção e fazeres das artes, da ciência e da cultura, aliados à tradição cultural e à contemporaneidade. Seu programa de residências fomenta trânsitos e deslocamentos entre produções artísticas, reconhecendo o Cariri enquanto potência criadora em diálogo com outras territorialidades e saberes.
Premiada: Janaína Wagner

PRÊMIO DE RESIDÊNCIA INSTITUTO SACATAR (Itaparica, Bahia, Brasil)
Prevê uma residência de dois meses no Instituto Sacatar. Ponto de desembarque de mais de um terço das pessoas sequestradas na África e escravizadas, a Bahia é um marco da diáspora negra nas Américas. O instituto provoca seus artistas residentes a envolverem-se e criarem inspirados por esse ambiente, no qual histórias indígenas, africanas e europeias têm uma polinização rica e plural.
Premiado: Maksaens Denis

PRÊMIO O.F.F.
Prêmio em dinheiro, no valor de R$ 35 mil, a jovens artistas oferecido pela fundação norte-americana Ostrovsky Family Fund, que incentiva iniciativas artísticas independentes em países como Estados Unidos, Israel e Brasil.
Premiado: Bo Wang

PRÊMIO DO JÚRI
Premiado: Nolan Oswald Dennis

MENÇÃO HONROSA
Premiados: Gabriela Pinilla e Sada [regroup]