9.10.2019—2.2.2020
SESC 24 DE MAIO,
SÃO PAULO PT EN

PT EN

Thanh Hoang

Thanh Hoang

1984 | Lam Dong, Vietnã | Vive na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

SOBRE | DEPOIMENTO

Trabalhou na televisão e em canais de mídia por mais de sete anos antes de encontrar no cinema a linguagem ideal para contar histórias. Formada em literatura e comunicação pela Universidade Nacional de Ho Chi Minh, é mestre pela City University de Nova York.

Seu documentário The Funeral Singer foi premiado como Melhor Filme, Melhor Documentário, além de receber o Prêmio de Excelência pelo US National Board of Review.

Durante as filmagens de Nikki’s Here, permiti que todo tipo de experiência possível fosse realizado através dos personagens. Em determinado momento, enquanto filmava Nikki, ela me disse que eu era “intelectual” demais, o que era muito incômodo para ela se expor. Resolvi abandonar toda possível teoria do cinema ou questões técnicas existentes para poder romper aquela barreira. Assistindo ao material filmado, subitamente me dei conta de que minha perspectiva havia sido passivamente moldada pelas culturas e pelas relações midiáticas vietnamitas e americanas. O encontro entre Nikki e Calvin é a mediação entre mim e o outro. As diferenças culturais entre eles dois são causas de seu entendimento e de seu casamento.

Embora não fosse minha intenção, acredito que este filme possa transmitir uma mensagem contemporânea ao abordar o feminismo e sua relação com a história de Nikki. Em se tratando dos limites entre realidade e ficção, vejo este filme como uma sequência de documentário: eles namoram pela internet, depois se tornam um casal, Nikki consulta o tarô com uma amiga, o cachorro morre, e ela é massagista tântrica. O resto é ficção com base na projeção de Nikki, sem a experiência direta do diretor. No entanto, realidade e ficção não são duas coisas para mim, pois, afinal, o filme foi montado como uma história da perspectiva do cineasta.

Nikki’s Here

Nikki’s Here

2018 | Vídeo, 88’

 

Mistura de documentário e ficção, o vídeo acompanha a vida de Nikki, uma massagista tântrica em Nova York que ganha a vida proporcionando êxtase e relaxamento. Os encontros com ela são breves momentos em que os clientes se veem livres da responsabilidade social. Fora do trabalho, ela leva uma vida normal como esposa de Calvin, com risos, conflitos e compromisso. Quando Chance, o animal de estimação do casal, desenvolve um câncer, o casal reavalia seu modo de viver e de construir uma família.

TOPO